Ser pai e mãe não é nada fácil. Afinal, junto com a alegria indescritível de ter um filho, vem também a responsabilidade de educar e formar o caráter de um ser humano. Uma tarefa extremamente desafiadora, e, muitas vezes, assustadora, não é mesmo?

Significado de Educar

De uma maneira bastante formal, o significado de educar está comumente associado à transmissão de conhecimentos teóricos e práticos, de acordo com a fase do desenvolvimento intelectual em que se encontra indivíduo. E, geralmente, essa tarefa está relegada à escola e aos professores das crianças, certo?

Entretanto, o conceito de educar pode ser enxergado de uma maneira muito mais ampla, a chamada Educação Informal. Ela está relacionada à transmissão de valores e hábitos de uma geração para outra, bem como a conceitos morais e éticos, que visam proporcionar à pessoa condições para que ela se adapte e consiga viver em sociedade.

Além disso, Ser pai e mãe não é nada fácil, educar também envolve estimular o aprendizado por meio de experiências individuais, únicas, que contribuem para que o indivíduo possa criar sua maneira própria de enxergar ou lidar com o mundo. E, dentro desse contexto, os pais têm um papel fundamental na educação de seus filhos.

Durante seu desenvolvimento e crescimento, as crianças estão sendo educadas a todo momento, mesmo em situações onde o objetivo não seja propriamente o de educá-las.

Como muito da educação acaba vindo das experiências e situações vividas pelas crianças no dia a dia, o ambiente familiar e os pais acabam exercendo uma influência bastante significativa no modo como a criança se relaciona com o mundo.

Por serem a primeira referência do mundo adulto que a criança possui, os pais acabam tendo o poder de legitimar ou de rechaçar os conhecimentos e valores aprendidos, atuando como mediadores principais na relação da criança com o mundo, especialmente em seus primeiros anos de vida.

E isso se dá tanto no âmbito da Educação Formal quanto da Informal.

Pais que possuem o costume de dialogar com os filhos e de participar ativamente de suas vidas escolares, por exemplo, tendem a ser uma influência bastante positiva para a criança em sua relação com o conhecimento técnico e científico transmitido na escola.

Ou seja, pais são, antes de tudo, os primeiros educadores de seus filhos.

 

Referência: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/THCpRARdfgT2Eyw_2014-4-16-21-4-22.pdf