Não há como fugir:

o que acontece dentro de casa possui um peso considerável na maneira como a criança se comporta. Agressividade, falta de limites, atitudes antissociais, inibição e dificuldade em lidar com obstáculos e problemas são algumas das consequências da criação de uma criança em um ambiente familiar com pouca estrutura.

Lembre-se sempre que seu filho está absorvendo e aprendendo conceitos e valores mesmo quando você não está, ativamente, realizando essa tarefa.

Especialmente em seus primeiros anos de vida, a criança vê os pais como exemplos, e a tendência natural é imitá-los e reagir de acordo com sua realidade familiar.

Por isso, fique muito atento a padrões de punição, crenças, valores e conceitos que estão sendo estimulados no seio de sua família, ok? Pais superprotetores, por exemplo, podem acabar gerando filhos inibidos e com baixa autoestima e autoconfiança para gerirem suas próprias vidas.

Mesmo que sua intenção seja a melhor possível, algumas atitudes podem gerar consequências negativas.

Entretanto, não há como fugir, é superimportante salientar que por mais que o ambiente familiar tenha bastante influência no comportamento dos pequenos, em algumas ocasiões e situações específicas, a melhor opção é buscar auxílio profissional, por meio da orientação psicológica para a criança.

Apesar de ser visto por muitos pais como uma atitude drástica, saiba que isso pode trazer inúmeros benefícios para o seu filho, especialmente se ele apresenta problemas recorrentes de comportamento, socialização ou mau desempenho escolar.

Tenha sempre em mente que buscar auxílio de um profissional especializado em psicologia infantil não quer dizer, de maneira nenhuma, que você falhou como pai ou mãe. Muito pelo contrário! Significa que você está preocupada (o) e atenta (o) à educação e felicidade de seu pequeno e que, justamente por isso, busca ajudá-lo da melhor maneira possível.

Da mesma maneira, tente controlar sentimentos de ciúmes pelo fato de uma outra pessoa, que não você, estar auxiliando o seu filho. Apesar de ser normal sentir isso, não se deixe dominar por essa influência. Entenda que o auxílio profissional trará enormes benefícios ao seu filho e poderá, inclusive, estreitar seus laços de afeto com ele.

 

Referência:

http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/THCpRARdfgT2Eyw_2014-4-16-21-4-22.pdf