Por que os adolescentes estão mais propensos a se colocar em situações de risco?

Segundo estudo MUITO relevante, de 2004, pesquisadores da Universidade da Califórnia capturaram imagens de ressonância magnética do cérebro de crianças e adolescentes, de 4 a 21 anos de idade, e reconstruíram as imagens tridimensionais, criando um vídeo “time-lapse” que mostra o amadurecimento do córtex cerebral ao longo dos anos.

Estes vídeos mostram que o amadurecimento cortical ocorre “back-to-front”, começando por áreas de funções mais básicas do nosso cérebro e terminando em áreas de funcionamento mais “refinado”. A última área a se amadurecer é o córtex pré-frontal dorsolateral. Esta área tem importância elevada em tomadas de decisão, mensurando possíveis riscos e benefícios frente a uma possibilidade de gratificação/prazer.

Resumindo: o córtex pré-frontal tem como uma de suas funções ser o nosso “freio de mão”. Quando nos vemos frente à possibilidade de comermos um doce, comprarmos algo que queremos muito ou usarmos uma droga, nós utilizamos esta área do cérebro para ponderar os possíveis riscos nesta tomada de decisão.

Como esta área é mais imatura nos adolescentes, eles são muito mais propensos a tomarem decisões de forma impulsiva, sem medir adequadamente os riscos.

O que é?

É como se todo o cérebro deles fosse uma Ferrari, mas o córtex pré-frontal fosse um Fusca.

Por ser um período de muita vulnerabilidade, o ambiente em que o indivíduo está inserido tem uma responsabilidade muito grande, por isso, deixo aqui uma mensagem que costumo repassar com frequência aos pais:

Pais, sejam o CÓRTEX PRÉ-FRONTAL de seus filhos. A única certeza que temos, é que eles são PÉSSIMOS em tomadas de decisões. É importante que eles tenham experiências negativas e aprendam com seus erros, mas estejam sempre alertas quanto à possibilidade de exposição ao risco. Eles estão extremamente vulneráveis nesta época de vida.

Fonte: Dynamic mapping of human cortical development during childhood through early adulthood Nitin Gogtay, Jay N. Giedd, Leslie Lusk, Kiralee M. Hayashi, Deanna Greenstein, A. Catherine Vaituzis, Tom F. Nugent, David H. Herman, Liv S. Clasen, Arthur W. Toga, Judith L. Rapoport, Paul M. Thompson.