A psicoterapia infantil é um espaço de acolhimento e escuta acerca das demandas emocionais apresentadas por uma criança.
Na psicoterapia infantil utilizamos recursos que facilitam e promovam a comunicação/expressão da criança (material gráfico, jogos, brinquedos) de forma que as dificuldades apareçam e possam ser trabalhadas pelo psicólogo, podendo, assim, auxiliá-la de forma gradativa e cuidadosa no processo terapêutico.
Este processo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da criança, promovendo bem-estar psíquico e emocional para um desenvolvimento saudável e uma infância feliz.
O papel dos pais é de extrema importância para o desenvolvimento adequado do processo, exigindo dos mesmos postura ativa e comunicação.
Como serão as sessões?
Primeira Sessão
Na primeira sessão o terapeuta recebe o adulto que irá compartilhar a situação atual e assim apresentar a natureza da demanda (queixa). É nesse momento que o terapeuta e o responsável decidem se vale a pena seguir para a próxima fase e conhecer a criança ou se o caso apresentado desde já não configura um trabalho de psicoterapia infantil e por isso precisa ser encaminhado.
Sequência do Processo
Seguindo com o processo, inicia-se um período de “avaliação” das demandas da criança através, escuta dos pais, da escuta da escola e da escuta da criança na forma em que ela consegue se comunicar, falando, desenhando, brincando, jogando, interagindo. Após algumas consultas fecha-se esse segundo momento e apresenta-se tanto para a criança, quanto para os pais, os devidos encaminhamentos que podem ser:
- Indicação de Psicoterapia infantil e apresentação de um “plano inicial” terapêutico;
- Indicação para outro profissional;
- Indicação de Psicoterapia para os pais, que pode ser individual, de casal ou da família.
Em que Podemos Ajudar?
Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo whatsapp e marque a sua consulta!